É certo que não é a primeira vez que me apercebo disto, mas a verdade é que às vezes caio em mim e tomo consciência de que parece que a 'idade dos porquês' chegou a mim e parou ali! Acontece que sou uma Perguntadora nata, minha gente! É a verdade. A toda a hora, em todo o momento, sobre todo o assunto, lá está a vozinha "olha, mas o que quer aquilo dizer?", e "mas então e isso acontece porquê?" e ainda "mas se assim é, porque é que ninguém faz nada contra isso?" e coisas deste género.
(imagem da Net)
Outras fórmulas de questão são ainda "olha lá, quando eu era pequena, como é que isto ou aquilo aconteceu?" ou então "eu cheguei a fazer isto, quando era bebé?" e ainda "contas-me outra vez [entenda-se por 'outra vez' algo como 'pela milésima vez'] como é que isto aconteceu no vosso casamento?"... enfim... claro que uma das ocasiões que leva mais pergunta é nos momentos que antecedem as refeições, com a costumada "o que é que vai ser o almoço/jantar?"... já não é a primeira vez que recebo um "línguas de perguntador" como resposta.
Pois foi numa dessas ocasiões que veio ao de cima uma situação passada por volta da altura dos meus meros dois aninhos de idade.
Acontece que eu tinha uma cama daquelas pequenas, de grades branquinhas e edredão de enfeites rendados, que cabia, elegantemente, num cantinho acolhedor do quarto dos meus pais, mesmo ao pé da janela. Pois, naquela altura, pelos vistos, uma palavra que me caracterizava mais que bem era "madrugadora"... e lá estava eu, às 6, 7 da matina, a puxar com quanta força tinha - quase nenhuma - o estore da janela e a dizer, alto e bom som "xá dumi tudo!".
Os meus pais, trabalhadores como eram - e ainda são - gostavam de apreciar o fim-de-semana no quentinho da cama por mais umas horas... pelo que, remédio santo foi mudar a miúda de quarto, fornecer-lhe quarto, cama, janela e mesinhas-de-cabeceira próprios, com o boneco preferido, o Vitinho, por companhia.
(imagem da Net)
E como, segundo a fiel descrição que recebeu aqui a Perguntadora, a minha pessoa de mais tenra idade resolvia, de manhã, gritar do quarto novo que já estava acordada, o meu pai não viu solução senão proibir-me de gritar antes das 9 da manhã ou até ele me vir acordar.
No dia seguinte, já proferida a dita proibição, acorda o meu pai com um gritinho falado pequeno a dizer "papááá...", ao que ele respondeu, zangado, "que é?!"... e a pequena: "que horas sãããooo?", (momento em que deve o meu pai ter pensado «ai, aquela miúda!...») "são 7 e 20 da manhã, e daí?!" perguntou, furibundo por ser acordado tão cedo, ao que, pelos vistos, a pequena que era eu respondeu "e daqui também!", voltando-se na cama para voltar a dormir! Enfim... é no que dá fazer tanta pergunta, acabamos por descobrir que a nossa infância, por vezes, pode ser reduzida ao que, normalmente, apelido de "totozice aguda".
E quanto a vós, caros leitores? Têm episódios caricatos na vossa infância? Também são senhores de uma língua de Perguntador? Ou isso é só defeito aqui da vossa Palavreadora? (Se bem que eu nem lhe chamaria bem defeito... é, antes, feitio!)
§ Tá na horinha de dar umas...
§ O achado que inspirou um ...
§ Pá, não há quem entenda.....
§ Pá, já não há quem entend...
§ Curiosidades turísticas e...
§ Instintos Matadores de Co...
§ Ainda na onda de quem est...
§ Pró que me dá, às vezes.....
§ A moda e a beleza e o amo...
§ Verão com "cheirinho"... ...
§ Despedida das férias de V...
§ No que pensamos quando te...
§ Novidades ao estilo do ve...
§ Como arranjar bons filmes...
§ ... e já que estou com a ...
§ Olhó que a saudade trouxe...
§ Profissão: Santo Escritor...
§ Sentir os sentimentos por...
§ O achado que inspirou um ...
§ A sorte que não calha a t...
§ Tentativas (quase) frustr...
§ Enquanto o trabalho ocupa...
§ Quem disse que o Anjo da ...
§ Outra história, e coisa e...
§ No meio da poeira do temp...
§ Palavreados Aleatórios V ...
§ Adrenalina... muita adren...
§ Palavreados aleatórios IV...
§ Sintam-se a dançar... eu ...
§ Isto é que é ler as entre...
§ Um pouco de jazz "sentime...
§ Uma caixinha dos tesouros...
§ E as coisas simples (ou n...
§ Palavreados aleatórios II...
§ Como nos tornarmos uns bl...
§ Vamos lá esclarecer uma c...
§ Quando [não] se ama algué...
§ Sentir os sentimentos por...
§ Uma caixinha dos tesouros...
§ Palavreados aleatórios II...
§ Palavreados aleatórios - ...
§ Palavreados aleatórios II...
§ Outras ondas
§ Incrível, oblá! [da Carochinha!]
§ Fragmentos de mim e algo mais
§ Maysun*
§ Carlinha
§ Vídeos e músicas a viver!
§ Marie Digby - Spell [vídeo do youtube]
§ Tchaikovsky - Waltz of the Flowers by BPO [víedo do youtube]
§ Beethoven - Romance in F [vídeo do youtube]
§ Wake Up: A Corpse Bride Music Video [vídeo do youtube]
§ Love of My Life - The Wedding Song [vídeo do youtube]
§ Claude Bolling & Jean-Pierre Rampal "sentimentale" [vídeo do youtube]
§ Four Hands Guitar [vídeo do youtube]
§ Bach Air (organ and flute) [vídeo do youtube]
§ Igudesman and Joo - Riverdance [vídeo do youtube]
§ Amy Winehouse Back to Black [vídeo do youtube]
§ Mais escolar